Como tirar 2ª via IPTU SP

Entenda como funcionam as regras para tirar 2 via IPTU SP

Os paulistas precisam arcar com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sempre no começo do ano.

Esse é um imposto gerenciado pelas prefeituras (e não pelo Estado, como o IPVA) e é cobrado de qualquer tipo de imóvel, seja ele comercial ou residencial.

Outra diferença entre o IPTU e o IPVA é que a arrecadação referente ao primeiro é usada completamente pela cidade: não há divisão do valor com o governo estadual ou federal.

Porém, o seu custo também é variável: cada tipo de imóvel tem um valor de IPTU.

Quem não conseguir pagá-lo porque perdeu o seu carnê ou porque a parcela venceu pode pedir à Prefeitura uma segunda via.

Além disso, esse imposto é uma forma de os proprietários de imóveis negociarem com os seus inquilinos: vários colocam o aluguel um pouco mais alto porque vão arcar com o IPTU.

Por outro lado, há os inquilinos que concordam em pagar uma parte do IPTU ou até o imposto completo, mas com certo abatimento do aluguel.


Cálculo IPTU SP

Quem determina qual é o custo do IPTU é a própria prefeitura e o que ela usa para calcular é localização, acabamento da obra, tamanho do terreno e área construída.

Todos esses aspectos constituem o chamado “valor venal”, valendo destacar que ele é diferente do valor de mercado.

Sendo assim, não adianta o cidadão comprar um imóvel de baixo valor apenas por acreditar que isso ocasionará um IPTU mais baixo: se ele for no centro da cidade, por exemplo, isso vai aumentar o valor venal.

O custo do IPTU pode ser abatido se o paulistano resolver pagá-lo à vista: neste ano, foi de 3%.

Porém, muitos proprietários acreditam que essa porcentagem de desconto é baixa e, por isso, não há tanta diferença entre parcelar e pagar o imposto à vista.

A situação é bastante diferente em outras capitais, como no Rio de Janeiro: quem quita o imposto à vista paga 7% menos. Em Belo Horizonte, a redução é de 5% e Salvador impressiona pelo excelente desconto: são 10%. Sendo assim, o cidadão que tem de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano em SP acabam tendo um gasto semelhante se parcelam ou não.

Como tirar 2ª via IPTU SP


Emitir a 2ª via do IPTU 2018 SP

O site da Prefeitura de São Paulo permite que os proprietários imprimam as novas vias do IPTU, sejam elas para parcelas atrasadas ou para uma parcela única, além de fornecer comprovante da notificação de lançamento também.

A respeito das parcelas atrasadas, cabe dizer que o sistema vai incluir uma porcentagem de juros, que pode ser de até 20%: nesse caso, a parcela que seria de R$ 200,00, por exemplo, pode passar a R$ 240,00.

É indispensável que a pessoa que está com o IPTU atrasado providencie sem demora a sua segunda via: assim, o valor dos juros será bastante baixo.

Os links para pedir novos boletos estão em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/iptu/index.php?p=2452.


Como fazer a consulta do IPTU SP

Os donos de imóveis ou terrenos que querem consultar se o seu IPTU está em dia podem acessar https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/iptu/index.php?p=20883 e clicar no hiperlink.

Será necessário fornecer à Prefeitura o cadastro do imóvel e essa consulta só é liberada de segunda a sábado, entre as 6h e as 22h. Se o site não estiver disponível ou se houver problemas para imprimir a consulta, o cidadão pode ir diretamente à Prefeitura com o seu cadastro do imóvel.


O que acontece se o IPTU SP não for pago?

Quem não paga o Imposto Predial e Territorial Urbano pode ter complicações graves e isso inclui perder o imóvel.

Uma vez que o IPTU está bastante atrasado e o proprietário não faz uma negociação, a Prefeitura de São Paulo pode solicitar à Justiça o confisco dos bens.

As consequências para quem não paga o IPTU são um pouco diferentes no caso de quem é pessoa jurídica: eles também podem perder o imóvel, mas há ainda a proibição de estarem em licitações.

É indicado que os proprietários que acordarem com os inquilinos sobre o IPTU fiquem atentos: se essa pessoa não realizar os pagamentos, eles podem receber notificações de que há dívida ativa.

Para ter informações sobre o pagamento, esses proprietários podem fazer a consulta no site da Prefeitura de São Paulo.

Como tirar 2ª via IPTU SP


Dívida ativa do IPTU SP

A dívida ativa é o registro da Prefeitura paulistana a respeito dos débitos dos contribuintes.

Ela está em http://www3.prefeitura.sp.gov.br/dividaativaweb/menu.aspx e os cidadãos podem visualizar as não tributárias ou as tributárias, fazer consulta simplificada, consultar o Índice Referencial SDA, pedir emissão de parcelas, consultar débitos protestados, fazer consulta detalhada e pedir certidão unificada ou conjunta.

Os serviços acima podem ser usados pelos paulistanos nos dias úteis, entre as 7h e as 22h. Se o cidadão quiser fazer pagamentos à vista ou pedir parcelamento, isso também será em dias úteis, mas entre as 7h e as 19h.


Comentários desativados.