Categoria: 2ª Via Licenciamento

Como tirar a 2ª via do Licenciamento no Detran-MG

O Licenciamento de Veículos (CRLV) é um documento obrigatório em território nacional que deve ser renovado anualmente. O motorista que for flagrado dirigindo sem o porte deste documento no carro está sujeito à multa e retenção do veículo. Portanto, já é possível imaginar que pode ser uma dor de cabeça daquelas que ninguém gostaria de ter.

Se você é de Minas Gerais, mas não sabem como solicitar a segunda via, não precisa se preocupar. Acompanhe o texto até o final e saiba como tirar a 2ª via do Licenciamento no Detran-MG.


2ª via do licenciamento no Detran-MG: como solicitar

O CRLV nada mais é do que um documento de registro e identificação do seu automóvel. Os condutores que dirigem sem o porte do Licenciamento de veículos devem pagar pela infração e têm o carro apreendido. Por isso, é importante solicitar uma segunda via caso a primeira tenha sido perdida ou danificada de alguma forma.

Este documento garante que o veículo esteja em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para que você não sofra as consequências, a qualquer momento a segunda via programada pode ser solicitada pelo site do Detran-MG.

No entanto, na hora da solicitação, não é permitido estar em débito com o IPVA, seguro obrigatório, taxa de licenciamento e nem mesmo multas em aberto. Isso quer dizer que você precisa quitar todas as eventuais dívidas do carro para conseguir o CRLV do ano corrente.

2ª via do Licenciamento pelo site do Detran-MG

Para solicitar a 2ª via do Licenciamento pelo portal do Detran-MG, realize os passos a seguir:

1.Clique aqui para ler todas as informações


Como tirar a 2 via do documento da moto no Detran SP

Perder ou extraviar determinados documentos é motivo de muita preocupação por parte das pessoas, e esse é o caso do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Os furtos e perdas estão entre os problemas mais recorrentes entre os condutores de motos em São Paulo, por esse motivo, são emitidos diariamente mais de 200 documentos CRV pelo órgão apenas na capital.

Para fazer o pedido de um novo documento, é necessário seguir alguns procedimentos. Confira o passo a passo e aprenda como tirar a segunda via do documento da moto (CRV) no Detran SP.

Passo a passo para conseguir uma nova via do CRV

2-via-documento-moto

Para pedir a segunda via junto ao Detran SP, o primeiro passo é ter a certeza que a moto está registrada no estado de São Paulo. Esse pedido do novo documento poderá ser feito em uma Unidade de Trânsito na cidade em que o proprietário possui residência.

1. Quem pode solicitar

Após essa confirmação, você precisa conferir se possui os pré-requisitos necessários para dar entrada no pedido junto ao Detran. As regras são as seguintes:

Ser proprietário ou ser um procurador legal do dono da moto, no caso de pessoa física. Também são aceitas pessoas próximas, como filhos, irmãos, cônjuge ou os pais.

Ser um representante legal da empresa, no caso dos veículos que pertencem a pessoa jurídica.

2. Preenchimento de documentos

Consulte a Unidades de Trânsitos no site do Detran (www.detran.sp.gov.br) e vá ao local mais adequado para você. Chegando lá, você deve preencher um formulário RENAVAM.… Clique aqui para ler todas as informações


Como tirar a 2 via do licenciamento no Detran SP

O motorista que por alguma razão perdeu o documento de seu veículo, precisa fazer a solicitação da segunda via do licenciamento para substituir a versão original. Vale lembrar que, de acordo com a lei vigente em São Paulo, todo veículo automotor tem que obrigatoriamente ser licenciado pelo órgão responsável, no caso, o Detran.

Sendo assim, torna-se obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual. Porém, é preciso ficar atento: não confunda a segunda via com outro documento original do licenciamento, pois existem algumas diferenças. Na hora de solicitar essa segunda via, é necessário seguir alguns pontos, como:

1. Estar em dia com o seu licenciamento.

2. O veículo obrigatoriamente não poderá ter nenhum tipo de restrição, seja administrativa ou judicial, como, por exemplo, apreensão, falta de transferência, entre outras.

Quem pode solicitar o documento?

Também é necessário verificar quem pode fazer essa solicitação do documento. No caso de pessoa física, deverá ser o próprio dono do veículo, o procurador do proprietário ou algum parente muito próximo como pai, cônjuge, irmão ou filho. Já no caso de veículos que estejam em nome de empresas, o solicitante precisa ser o representante legal da instituição, ou um dos proprietários.

Passo a passo para tirar segunda via do licenciamento

tirar-2via-licenciamento

1. Vá até uma das unidades de trânsito credenciadas pelo Detran e consulte todas as restrições que o veículo possa ter, como os possíveis bloqueios.

2. Vá até uma das agências bancárias, com o número do Renavam, e solicite o pagamento da taxa referente a segunda via do licenciamento, o valor é de R$ 25,91.… Clique aqui para ler todas as informações