Como tirar a 2 via do documento da moto no Detran SP

Perder ou extraviar determinados documentos é motivo de muita preocupação por parte das pessoas, e esse é o caso do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Os furtos e perdas estão entre os problemas mais recorrentes entre os condutores de motos em São Paulo, por esse motivo, são emitidos diariamente mais de 200 documentos CRV pelo órgão apenas na capital.

Para fazer o pedido de um novo documento, é necessário seguir alguns procedimentos. Confira o passo a passo e aprenda como tirar a segunda via do documento da moto (CRV) no Detran SP.

Passo a passo para conseguir uma nova via do CRV

2-via-documento-moto

Para pedir a segunda via junto ao Detran SP, o primeiro passo é ter a certeza que a moto está registrada no estado de São Paulo. Esse pedido do novo documento poderá ser feito em uma Unidade de Trânsito na cidade em que o proprietário possui residência.

1. Quem pode solicitar

Após essa confirmação, você precisa conferir se possui os pré-requisitos necessários para dar entrada no pedido junto ao Detran. As regras são as seguintes:

Ser proprietário ou ser um procurador legal do dono da moto, no caso de pessoa física. Também são aceitas pessoas próximas, como filhos, irmãos, cônjuge ou os pais.

Ser um representante legal da empresa, no caso dos veículos que pertencem a pessoa jurídica.

2. Preenchimento de documentos

Consulte a Unidades de Trânsitos no site do Detran (www.detran.sp.gov.br) e vá ao local mais adequado para você. Chegando lá, você deve preencher um formulário RENAVAM. Também é preciso levar todos os documentos pessoais, como identidade, CPF ou Carteira de motorista. Neste momento é feita uma pesquisa completa para saber se existe algum tipo de restrição ou possíveis bloqueios da moto.

3. Pagamento das taxas

Após preencher e apresentar os documentos, você precisa pagar as taxas referentes ao pedido. Para isso, você deve se dirigir a uma das agências credenciadas levando o número do CRL ou do Renavam. Em alguns casos, é necessário quitar a dívida de licenciamento também. O banco também faz outro levantamento para saber se há alguma multa ou atraso de algum imposto obrigatório.

4. Vistoria

Após realizar o pagamento, você de levar a moto até uma unidade do Detran para que seja feita uma vistoria de identificação. Os locais da inspeção podem ser consultados aqui.

5. Documentação pronta

De posse do laudo da vistoria de identificação, você deve apresentar novamente os seus documentos pessoais e retornar a uma unidade do Detran.  É fundamental levar também os comprovantes de pagamentos de todas as taxas.

Lista de documentos necessários

1 – Moto de pessoa física – Proprietário:

  • Comprovante de residência (precisa ser de no máximo três meses).
  • Formulário Renavam preenchido.
  • Laudo emitido durante a vistoria.
  • Comprovante de pagamento das taxas

2 – Moto de pessoa física – procurador:

  • Os mesmos documentos citados acima, juntamente com uma procuração emitida pelo proprietário.

3 – Parente próximo:

  • Os mesmo documentos solicitados acima e um comprovante de parentesco com o dono do veículo.

4 – Pessoa jurídica:

  • Um documento que comprove a ligação com a empresa na qual o veículo está registrado e todos os demais documentos solicitados acima.

OBS: Todos os documentos devem ter a versão original e cópia.

Taxas

O valor das taxas pode variar de acordo com a situação da moto. Caso os débitos referentes ao licenciamento ainda não tenham sido pagos, será necessário pagá-lo juntamente com a taxa da segunda via, somando R$ 261,41. Caso o licenciamento do ano vigente já estiver em dia, basta pagar pela segunda via do documento, no valor de R$ 181,34.

Essas foram as informações para você tirar a segunda via do documento da moto no Detran SP. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.


   1 comentário


  1. Uellington Alexandrino dos santos
      10 de maio de 2017

    Ola eu gostaria de saber se eu tiro a 2° via do crv eu pagando o licenciamento que e obligatorio o comprador tera que pagar o licenciamento novamente????