Como tirar a 2 via da declaração do Imposto de Renda

Algumas pessoas por razões diversas precisam tirar a segunda via da declaração do Imposto de Renda, e para ajudar nessa tarefa, existem três maneiras para conseguir esse documento: online, presencial ou acessando o programa disponibilizado pela Receita Federal. Uma das principais funções deste documento é corrigir possíveis erros cometidos nas entregas passadas, e dessa maneira, acertar as contas com o Leão.

Se você está precisando tirar a segunda via do IR, a partir de agora nós vamos explicar o passo a passo com todas as orientações necessárias. Acompanhe o texto até o final e veja os procedimentos.

Opções para tirar a segunda via do Imposto de Renda

2-via-declaracao-imposto-de-renda

1. Atendimento online

Essa é sem dúvida uma das maneiras mais práticas para conseguir a segunda via da declaração sem abrir mão de um acompanhamento personalizado. Trata-se do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC). É uma página disponibilizada pela Receita Federal que armazena uma cópia de todas as receitas enviadas pelos contribuintes. Para ter acesso a todas essas informações, é preciso ter uma senha de acesso, além de um certificado digital. Caso você já possua essas informações, basta acessar este link.

Sobre o Certificado Digital

Se você ainda não possui o Certificado Digital, é necessário fazer a solicitação antes de realizar o cadastro. Neste caso, você deve gerar um código e realizar o procedimento através deste link.

Consulta

Após conseguir o Certificado, basta você fazer o login e escolher a opção “segunda via da declaração do Imposto de Renda”. É fundamental ressaltar que, nessa área pessoal, é recomendável que somente a própria pessoa tenha acesso (ou alguém de muita confiança), pois há informações pessoais sigilosas.

Também é possível nomear um procurador através da opção “Solicitação de Procuração para a Receita Federal”, sendo que nesse caso, o procurador precisa ter o Certificado Digital para que o sistema possa aceitar esse cadastro. E para aquelas pessoas mais preocupadas, vale ressaltar que todos os dados pessoais informados no sistema são protegidos por Sigilo Fiscal.

2. Atendimento Presencial

Se você preferir um atendimento pessoal, a Receita Federal também disponibiliza postos de atendimento. Mas nestes casos é necessário fazer um agendamento prévio por este site ou pelo telefone 146. No dia e horário marcados, basta se dirigir até o posto escolhido levando um documento de identidade com foto. Um dos atendentes irá verificar a autenticidade da sua assinatura. Há uma lista de documentos que não serão aceitos, são eles: Certidão de nascimento ou casamento, Carteira de Motorista vencida ou sem foto, Carteira de estudante, Título de Eleitor e documentos com rasuras ou danificados.

3. Sistema Receitanet

Caso você tenha feito a declaração do Imposto de Renda pelo seu computador pessoal, é possível solicitar a segunda via no próprio sistema, conhecido como Receitanet. O primeiro passo é verificar se o programa está realmente salvo no PC ou Notebook. Em seguida basta localizar a declaração e imprimi-la, juntamente com o recibo.

Se você não encontrar o programa, uma outra maneira de saber se a declaração está salva no seu computador é digitando o número do CPF ligado ao imposto no comando “Procurar” do Windows. Os documentos do recibo têm a terminação “.REC”, e a declaração tem a extensão “.DEC”. O passo seguinte é reinstalar novamente o programa, pois somente assim é possível imprimir os dois documentos.

Essas foram as informações para você aprender a tirar a segunda via da declaração do Imposto de Renda. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.


Comentários desativados.