Como tirar a 2 via da Certidão de Nascimento pela internet

A Certidão de Nascimento, como o nome já diz, é o documento responsável por certificar que a pessoa realmente existe, que houve um nascimento, declarando assim, de uma maneira oficial, a sua existência. Nela constam a data e o local desse nascimento, bem como os dados dos pais e dos avós. No Brasil, logo após a mãe dar à luz ao seu filho, todos os preparativos são feitos para que ela saia do hospital ou maternidade já com esse documento em mãos, pois ele é o primeiro passo no exercício da cidadania, respeitando sempre algumas exceções.

Através desse documento é possível ter acesso a alguns benefícios do governo, como os programas sociais que ele oferece, sendo o mais conhecido, o Bolsa Família. A Certidão de Nascimento também é solicitada para dar entrada em outras documentações importantes, como a identidade, e para fazer a matrícula em escolas, por exemplo. Por ser um documento frágil, muitas vezes é comum que a pessoa tenha que solicitar uma segunda via da certidão de nascimento, e para isso é necessário seguir alguns passos e preencher alguns requisitos.

Emitir a segunda via

2-via-certidao-nascimento

Essa solicitação deve ser feita no Cartório de Registro Civil onde a primeira certidão foi expedida, pois é nesse local que estão todos os dados referentes ao nascimento da pessoa. O cidadão que estiver solicitando a segunda via deverá apresentar a carteira de identidade (documento com foto) e pagar uma taxa que varia de acordo com o estado. Caso haja algum empecilho impedindo que a pessoa compareça no Cartório onde foi feito esse registro, há alguns serviços na internet disponíveis que facilitam esse processo, porém, atualmente essa solução ainda é um pouco restrita.

Desde 2013, a Associação dos Registrados de Pessoas Naturais de São Paulo (ARPEN-SP) disponibilizou um serviço especial para requisitar a segunda via do documento, mas ele só está disponível apenas em 10 estados, são eles:

1 – São Paulo

2 – Acre

3 – Distrito Federal

4 – Amapá

5 – Goiás

6 – Espírito Santo

7 – Pernambuco

8 – Mato Grosso do Sul

9 – Santa Catarina

10 – Pernambuco

Para tirar a segunda via da Certidão de Nascimento via internet é necessário:

1 – Acesse o portal do serviço no endereço http://www.registrocivil.org.br e clique em “Cadastrar”;

segunda-via-certidao-nascimento-cadastro

2 – Escolha a opção “Pessoa Física” e preencha os dados do cadastro;

2-via-certidao-nascimento-cadastro

3 – Antes de continuar, você precisa acessar a sua caixa de e-mails para validar seu cadastro. A mensagem vai pedir para você clique em um link para ativar sua conta;

2-via-certidao-nascimento-confirmacao

4 – Após validar, clique em “Entrar” e digite os dados de acesso;

segunda-via-certidao-nascimento-login

5 – Na página seguinte você deve optar pela Certidão em papel ou eletrônica (logo mais abaixo nós explicamos a diferença entre elas);

segunda-via-certidao-nascimento-eletronica-digital

6 – Em ambos os casos você precisará preencher seus dados. A única diferença fica por conta da entrega. A certidão digital é enviada para o seu e-mail, enquanto o documento de papel é remetido ao endereço informado no seu cadastro;

2-via-certidao-nascimento-papel

2-via-certidao-nascimento-eletronica

7 – Após preencher os dados, clique em “Requisitar” para concluir a operação;

8 – Para dar andamento no pedido, você deve fazer o pagamento da taxa de expedição por boleto bancário ou cartão de crédito. Isso fica a critério de cada pessoa. Vale lembrar que os valores não são fixos e variam de acordo com o Estado.

Entrega

Outro diferencial desse serviço é que a pessoa pode optar por receber o documento através dos correios, por carta com aviso de recebimento, ou de maneira digital, onde a certidão é assinada digitalmente e enviada para o e-mail informado no momento do cadastro no portal da instituição. Mas a principal dúvida das pessoas está relacionada ao formato digital. Afinal, ele é realmente tão válido quanto o documento de papel?

Certidão digital ou de papel?

A principal diferença entre esses dois meios é que a certidão digital é feita especialmente para ser armazenada em computadores, pen drives, tablets, etc. É um arquivo em formato PDF que possui uma assinatura digital feita no cartório de origem. Apesar de ter a mesma validade da convencional, ela não deve ser nunca usada da maneira impressa, pois perde a autenticação digital no momento da impressão. Logo, se a pessoa precisar da autenticação em papel, o ideal é solicitar a entrega tradicional via correios.

Se essas dicas para tira a segunda via da Certidão de Nascimento foram úteis para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.


   2 comentários


  1. INDIRA MARTINS BARRETO
      6 de março de 2016

    Bom Dia, Gostaria de deixar meu contato, para caso necessite solicitar alguma certidão do Estado da Bahia ou outros Estados, ofereço-lhe meu serviço, sendo meu contato 71-88895301 (esse número também é watsapp).

  2. INDIRA MARTINS BARRETO
      5 de setembro de 2016

    Bom Dia,

    Necessitando solicitar alguma certidão ou documentos do Estado da Bahia ou outros Estados, também faço busca de certidões para dupla cidadania, retificação de documentos, matricula atualizada de imóvel entre outros serviços, meu contato para melhores informações: [email protected] ou 71-988895301 (esse número também é whatsapp) / 996164700.
    Att. Indira Martins