Como tirar a 2ª via do Licenciamento no Detran-MG

O Licenciamento de Veículos (CRLV) é um documento obrigatório em território nacional que deve ser renovado anualmente. O motorista que for flagrado dirigindo sem o porte deste documento no carro está sujeito à multa e retenção do veículo. Portanto, já é possível imaginar que pode ser uma dor de cabeça daquelas que ninguém gostaria de ter.


Se você é de Minas Gerais, mas não sabem como solicitar a segunda via, não precisa se preocupar. Acompanhe o texto até o final e saiba como tirar a 2ª via do Licenciamento no Detran-MG.


2ª via do licenciamento no Detran-MG: como solicitar

O CRLV nada mais é do que um documento de registro e identificação do seu automóvel. Os condutores que dirigem sem o porte do Licenciamento de veículos devem pagar pela infração e têm o carro apreendido. Por isso, é importante solicitar uma segunda via caso a primeira tenha sido perdida ou danificada de alguma forma.

Este documento garante que o veículo esteja em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para que você não sofra as consequências, a qualquer momento a segunda via programada pode ser solicitada pelo site do Detran-MG.

No entanto, na hora da solicitação, não é permitido estar em débito com o IPVA, seguro obrigatório, taxa de licenciamento e nem mesmo multas em aberto. Isso quer dizer que você precisa quitar todas as eventuais dívidas do carro para conseguir o CRLV do ano corrente.

2ª via do Licenciamento pelo site do Detran-MG

Para solicitar a 2ª via do Licenciamento pelo portal do Detran-MG, realize os passos a seguir:

1. Acesse o site do Detran pelo endereço www.detran.mg.gov.br;

2. No menu principal, clique em ‘Veículos’;

3. Em seguida, localize a opção ‘Licenciamento de Veículos’ e clique em ‘Solicitar 2ª via de Licenciamento (programada)’;

4. Forneça as seguintes informações:

  • Placa do veículo
  • Renavam
  • Número do chassi
  • Número do CRV
  • CPF ou CNPJ do proprietário do veículo;

5. Clique no botão ‘Solicitar’;

6. Na tela seguinte, você verá as informações relacionadas ao veículo; se não houver nenhum débito, continue para emitir a guia DAE;

7. Faça o pagamento da guia e dirija-se à unidade do Detran ou Ciretran mais próximo da sua residência.

Ao comparecer ao posto, não esqueça de levar um documento de identificação com foto e que contenha o comprovante do CPF.

Segunda via do Licenciamento pessoalmente

Em relação à solicitação presencial do CRLV, ela começa também por meio eletrônico.

1. Acesse o site do Detran;

2. No menu principal, clique em ‘Veículos’;

3. Em seguida, localize a opção ‘Licenciamento de Veículos’ e clique em ‘Solicitar 2ª via de Licenciamento (presencial)’;

4. Forneça as seguintes informações:

  • Placa do veículo
  • Número do chassi
  • Renavam
  • UF
  • Município
  • Nome do proprietário do veículo
  • CPF ou CNPJ do proprietário do veículo
  • Quantidade de documentos que devem ser emitidos

5. Ao finalizar, clique no botão ‘emitir guia DAE’.

6. Dirija-se até uma unidade do Detran-MG e leve o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) pago para finalizar o processo.


Emissão da 2ª Via do Licenciamento em Belo Horizonte

Como tirar a 2ª via do Licenciamento no Detran-MG

Em Belo Horizonte, há duas unidades que atendem o pedido da segunda via do CRLV. Uma delas está localizada no bairro Nova Gameleira e a outra está localizada no Centro, na Praça 7.

⇒ Divisão de Registro de Veículo (DRV)

  • Rua Miguel Gentil, 357 – Nova Gameleira

⇒ Unidade de Atendimento Integrado (UAI)

  • Avenida  Amazonas, 500, Centro (Praça 7)

Como acompanhar emissão da 2ª via do Licenciamento programada

O certificado de licenciamento é encaminhado através dos correios, mas pode ser acompanhado por via da internet. Para acessar o processo, no site do Detran MG, siga essas orientações:

1. Acesse o site do Detran;

2. No menu principal, clique em ‘Veículos’;

3. Em seguida, localize a opção ‘Licenciamento de Veículos’ e clique em ‘Acompanhar emissão de 2ª via de Licenciamento (programada)’;

4. Na próxima tela, digite a placa e o número do Renavam e clique em ‘Consultar’.


O que você precisa saber sobre o envio do documento

O correio somente irá realizar três tentativas de entrega, juntamente de um Aviso de Recebimento (AR). Caso não consiga entregar, o documento será entregue no órgão responsável.

Um protocolo de recebimento será gerado, e o documento será encaminhado automaticamente para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça 7. Em caso de entregas no interior, pode ser levado para um Posto UAI ou a Delegacia de Trânsito da cidade.

É importante não perder a entrega dos correios, ou será necessário buscar a documentação presencialmente, o que acarretará em uma perda de tempo por parte do motorista. Além disso, irá demorar ainda mais para o condutor voltar a utilizar o carro normalmente, pois é proibido circular com um veículo sem o documento.

Você acabou de conferir as informações sobre a 2ª Via do Licenciamento no Detran-MG. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *