Como tirar segunda via da Corsan

Confira as orientações e saiba o que é necessário para solicitar a segunda via Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento ou Corsan é a empresa que responde pela entrega de água e tratamento de esgoto de boa parte do Estado do Rio Grande do Sul.

Com um serviço já bem conhecido pela população, ela também apresenta diversificação na forma de esta acessar suas informações de consumo.

Se você é um cliente da empresa, veja neste artigo como tirar segunda via da Corsan.

Como tirar segunda via da Corsan


Evite o corte de abastecimento da Corsan

Os dois serviços que a Corsan presta são o fornecimento de água e o tratamento de esgoto.

Em caso de inadimplência, ela não deixa de oferecer a parte de saneamento porque se trata de saúde pública, mas ela suspende o fornecimento de água do imóvel, seja ele comercial ou residencial.

Para muitos consumidores, porém, seria bem simples evitar isso: eventualmente, a conta de água não é entregue e a pessoa não se atenta para isso.

Sendo assim, ela não pede a segunda via, e a Corsan acaba por cortar o fornecimento de água.

Por isso, se você percebeu que a sua conta de água não foi entregue ainda e a data habitual de pagamento está chegando (ou já passou), não hesite em requisitar a segunda via da Corsan para que sua empresa ou casa continue abastecida.

Outras circunstâncias nas quais a segunda via da conta de água é fundamental são quando a conta entregue foi danificada ou, claro, quando ela já está vencida.

Neste último caso, é obrigatório que você entre em contato com a Companhia Riograndense de Saneamento para solicitar uma fatura nova.

Caso a Corsan já tenha emitido uma segunda via e você também não fez o pagamento dela, pode pedir a atualização da fatura de novo.

Porém, tenha cuidado: tantos atrasos podem fazer com que a fatura do mês seguinte acabe sendo acumulada às não pagas e, com isso, pode ser preciso partir para uma negociação de débitos.


Passo a passo para tirar segunda via da Corsan

Você tem diferentes opções para tirar a segunda via da Corsan, começando pela plataforma virtual:

  • Clique aqui;
  • Selecione se quer fazer a consulta de contas em aberto usando o CNPJ ou o CPF;
  • Insira o número do documento;
  • Coloque o número do imóvel (que está em todas as contas de água e é sempre o mesmo);
  • Clique em “Confirmar”;
  • Visualize a conta de água que está em aberto e gere a segunda via.

Uma vez que a Corsan já exibiu a segunda via da conta, você já pode imprimi-la e levar a qualquer caixa de supermercado, casa lotérica ou banco para fazer o pagamento.

O código de barras também pode ser utilizado sozinho: além de ser possível pagar com ele nos lugares citados, você pode abrir o Internet Banking ou o aplicativo e fazer o pagamento por meio deles, inserindo o código de barras.

Outro modo de você tirar a 2ª via da Corsan é ligando para sua central de atendimento, indicada na própria correspondência.

Se clicar aqui e olhar para a parte baixa da página, verá o atendimento online e poderá pedir seu novo boleto por ali; em qualquer uma das situações, no entanto, será obrigatório fornecer o número de CNPJ ou CPF e o número do imóvel.


Precauções ao tirar segunda via da Corsan

Precauções ao tirar segunda via da Corsan

No geral, tirar a 2ª via da Corsan é rápido e seguro, mas vale a pena que você se lembre do seguinte:

Anote o valor da conta junto ao código de barras

Qualquer funcionário de supermercado, casa lotérica ou banco pode errar na hora de digitar o código de barras e, se você não anotar também o valor da cobrança, ele não terá meios de fazer uma conferência.

Isso vale quando você estiver usando o código de barras para pagamento no Internet Banking ou aplicativo também.

Antes de autorizar o pagamento, lembre-se de visualizar o valor exato da conta de água, seu beneficiário e o vencimento original.

Só utilize canais de atendimento oficiais da Corsan

O número de sites falsos na Internet pode confundir e, sendo assim, não aceite qualquer fatura que tenha sido gerada fora do site oficial da Corsan.

Outra dica é não aceitar uma 2ª via que chegou ao seu e-mail “do nada”, pois a Companha Riograndense de Saneamento só enviará esse tipo de correspondência se você cadastrar-se.

Tenha cuidado com sua fatura impressa

Se você ligou para a Corsan e pediu uma 2ª via pelos Correios, analise essa correspondência.

Confira se o código do imóvel está correto, se existem erros de ortografia ou se o papel parece diferente.

Os casos de falsificação de correspondência são comuns e, mudando o código de barra, os criminosos mudam também o destinatário do pagamento feito por você.

Desse modo, só pague a conta da Corsan se estiver certo e que é verdadeira.


Comentários desativados.