Como tirar segunda via da CEEE

Entenda como funcionam os procedimentos para solicitar a segunda via CEEE

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEE) do Rio Grande do Sul tem diversos serviços para os cidadãos desse Estado, facilitando o acesso deles à eletricidade para diversos fins.

Além disso, é ela quem realiza as cobranças de taxa pelo fornecimento do serviço, emitindo a segunda via dessas cobranças para os seus clientes.

A CEEE faz isso pela sua Agência Eletrônica, que é uma parte do seu portal onde os consumidores renegociam dívidas, mudam a titularidade do serviço e outros.

Se você usa a eletricidade no Rio Grande do Sul, aprenda como tirar a segunda via da CEEE.


Por que é importante pedir a segunda via da CEEE?

A segunda via da CEEE é simplesmente uma nova conta de energia elétrica: se a conta original estava atrasada, a companhia inclui os juros diários.

Se a conta original não estava atrasada e o consumidor só precisa de segunda via por extravio, danos ou perdas, o valor será o mesmo.

No parágrafo acima, o consumidor já entende algumas das situações em que pode pedir uma nova via da sua conta.

Se ela não chega pelos Correios, por exemplo, ou quando a pessoa rasga a área de código de barras no momento de abrir o envelope.

O consumidor da Companhia Estadual de Energia Elétrica que perder a conta antes de pagá-la terá de buscar a segunda via.

A principal serventia é impedir que o consumidor tenha o seu fornecimento de energia elétrica cortado porque, uma vez que não estava mais com a conta, não pode pagar.

É claro que pedir a segunda via também faz com que o cliente pague mais rápida a conta do mês, diminuindo a incidência de juros e o acúmulo com a conta do mês a seguir.

Como tirar segunda via da CEEE


Como tirar a segunda via da CEEE

Para tirar a segunda via da CEEE, o consumidor deve fazer uso da Agência Eletrônica mencionada acima. Os passos são:

  • Acessar aqui;
  • Colocar o CNPJ (se a ligação de energia é para empresa) ou CPF (se é para uma residência);
  • Selecionar “segunda via” e seguir as instruções da CEEE

Apesar de o ideal ser solicitar a segunda via usando a Agência Eletrônica, o cliente pode conseguir isso com o Fale Conosco.

Clicando aqui, basta explicar que se necessita da segunda via, pondo a forma de contato com o titular da instalação.

Quem não pode tirar a segunda via da CEEE virtualmente, há o telefone gratuito 0800 721 2333.


Como tirar segunda via da CEEE com segurança

A emissão de segunda via de contas por meio eletrônico já não é novidade para muita gente; na mesma medida, porém, diversos consumidores evitam esse tipo de atendimento porque têm medo de fraudes e outros tipos de ataques virtuais.

Tirar segunda via da CEEE pela Agência Eletrônica é muito recomendável porque o consumidor pode imprimir a cobrança imediatamente.

Com isso, ele tem mais liberdade para fazer o pagamento logo e os juros que a Companhia Estadual de Energia Elétrica cobrará serão menores.

Para não ter nenhum tipo de preocupação ao tirar a segunda via, o consumidor precisa só ter certeza de que o site da CEEE está criptografado (de que existe um cadeado verde no navegador).

Usando o site oficial da companhia de energia elétrica, é quase impossível que o consumidor seja vítima de algum golpe enquanto tira a segunda via da sua conta de luz.

Entretanto, fazer isso usando um dispositivo protegido por antivírus é uma recomendação a ser lembrada.

As precauções a respeito da segunda via de contas abrangem as versões impressas; geralmente, elas são mandadas quando o consumidor solicita a segunda via pelo telefone.

Basicamente, o que mostra que a conta é falsa é a qualidade, incluindo o papel: se houver cor desbotada ou algo diferente na espessura do papel, o boleto pode não ser da CEEE.

Como tirar segunda via da CEEE


Outros serviços online disponibilizados pela CEEE

Além de tirar a segunda via da CEEE, os clientes do Rio Grande do Sul também podem fazer outras importantes operações usando a Agência Eletrônica, como no pedido de ligação. Este deve ser feito quando há um novo imóvel, não importa a sua finalidade.

A consulta de solicitação de serviços também está à disposição na Agência Eletrônica e possibilita que o cliente acomoanhe se a empresa de energia já viu o pedido de serviço e quando ele será realizado.

A troca de titularidade é outra coisa disponível e serve para quando outro membro da família será responsável pelo pagamento.

Isso também ocorre em empresas, quando ela é vendida ou um sócio vai substituir o outro no gerenciamento da conta de eletricidade.

A Agência Eletrônica serve ainda para que os clientes denunciem furto de energia elétrica, coisa que é popularmente conhecida como “gato” e que, por não ser uma ligação feita com segurança, pode até pegar fogo.


Comentários desativados.