Como tirar 2ª via do título de eleitor
O título de eleitor é um documento utilizado não apenas para a votação em eleições federais, estaduais e municipais.
Geralmente, ele também é requerido em situações que envolvem cadastros, aprovação de créditos, financiamentos, inscrições em concursos públicos e provas, emissão de passaporte, entre outras atribuições.
Portanto, para não correr riscos desnecessários, é de fundamental importância estar com as obrigações eleitorais em dia e com a via de seu título sempre atualizada.
2ª via título de eleitor valor
Perder o título de eleitor é muito mais comum do que se imagina. Como se trata de um documento que precisamos utilizar somente a cada dois anos, muitas vezes esquecemos onde o guardamos.
E o pior de tudo é que só vamos dar falta dele quando as eleições estão se aproximando. Aí bate aquele desespero para tirar outra via o mais rápido possível.
Se você está nesta situação e quer saber se precisa pagar alguma taxa pela segunda via do título do eleitor, saiba que o documento é emitido sem cobrança.
Só será necessário fazer um eventual pagamento caso haja multas por ausências em eleições passadas.
2ª via título de eleitor: onde fazer?
O primeiro passo para tirar a 2ª via do título de eleitor é comparecer ao Cartório Eleitoral, a algum posto de atendimento na região ou aos postos eleitorais instalados no Poupatempo (caso a pessoa more em alguma cidade do Estado de São Paulo).
Para descobrir qual é sua zona eleitoral ou tirar dúvidas, ligue para a Central de Atendimento ao Eleitor no número 148. Esse serviço é tarifado e tem o custo de uma ligação normal.
É recomendável evitar períodos muito próximos às eleições para pedir a segunda via. Nessas épocas do ano os cartórios eleitorais costumam ficar mais cheios.
2ª via título de eleitor: como fazer
Para solicitar a segunda via você deverá comparecer ao cartório eleitoral de sua região pessoalmente. Não é possível fazer a solicitação através de uma procuração.
2ª via título de eleitor documentos necessários
- Documento de identificação com foto, que pode ser:
- RG original
- Certidão de nascimento (se for solteiro)
- Certidão de casamento (se for casado)
- Carteira funcional (OAB, CRM, CREA)
- Carteira de Habilitação (pode ser a digital, mesmo que tenha ultrapassado o prazo de validade)
Atenção: os passaportes do modelo novo não são aceitos pelos cartórios eleitorais porque não contêm os dados de filiação.
Vale lembrar que os documentos apresentados devem estar em boas condições, sem rasuras, legíveis e com foto recente. Consulte também o prazo de validade antes de levar seu documento ao cartório.
2ª via título de eleitor agendamento
Dependo da região do país, o atendimento para tirar a 2ª via do título de eleitor deve ser agendado. Por isso, é necessário procurar as informações atualizadas pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Neste link é possível consultar as zonas eleitorais para entrar em contato e esclarecer como está sendo feito o atendimento.
2ª via título de eleitor prazo
A segunda via pode ser solicitação a qualquer momento, exceto em anos eleitorais, quando regras específicas são implementadas. Veja quando você pode fazer o pedido em períodos próximos a eleições:
Até 10 dias antes do primeiro turno da eleição em seu cartório eleitoral.
Até 60 dias antes do primeiro turno das eleições em qualquer cartório eleitoral, caso o eleitor esteja fora de seu domicilio.
2ª via título de eleitor multa
As regras eleitorais estabelecem que, para emitir a segunda via do título de eleitor, o cidadão brasileiro deve estar com todos os débitos eleitorais quitados.
Caso o eleitor não tenha votado em alguma eleição, ou tenha se ausentado após ter sido convocado para a função de mesário, será necessário pagar a multa correspondente à (s) falta (s).
Multas com quantia inferior a R$ 50,00 devem ser pagas somente no Banco do Brasil. Em caso de valores maiores, é possível fazer o pagamento em qualquer banco, em casas lotéricas ou em agências dos Correios (banco postal).
Tendo quitado o débito, o eleitor deve se dirigir ao cartório eleitoral de posse do comprovante do pagamento para regularizar a sua situação.
Vale lembrar que o valor da multa por ausência aos trabalhos eleitorais (mesário faltoso) pode variar a critério do entendimento do juiz responsável pela zona eleitoral. Nesses casos, é recomendável retirar a guia da multa no próprio Cartório Eleitoral a que pertença o mesário.
Se a guia de multa já tiver sido emitida pelo site do TSE e seu pagamento realizado, estará sujeita a complementação do valor quando do comparecimento ao Cartório Eleitoral.
2ª via título de eleitor: quem não pode pedir?
Existem algumas condições que impedem a emissão da segunda via do título eleitoral. Confira em qual situação não é possível receber o documento:
1. Quando o eleitor recebeu condenação criminal e a pena ainda não foi integralmente cumprida.
2. Quando o eleitor foi interditado judicialmente, ou seja, foi declarado incapaz.
3. Quando o eleitor está cumprindo serviço militar ou não apresenta o certificado de dispensa.
4. Quando o eleitor possui condenação por improbidade administrativa e está com suas obrigações políticas suspensas.
5. Quando o eleitor possui pendências no cartório eleitoral, como por exemplo, não ter votado ou não ter comparecido em convocação para mesário.
2ª via título de eleitor digital
Já o eleitor que tem facilidade para lidar com smartphones e aplicativos pode poupar muito tempo ao fazer a emissão da 2ª via do título de eleitor diretamente pelo seu celular.
Essa é uma funcionalidade que a Justiça Eleitoral colocou em operação em 2017 através do aplicativo e-Título, e que tem ajudado milhares de brasileiros no momento de consultar o título. O app está disponível para as plataformas iOS e Android.
O e-Título possibilita o acesso prático e eficiente às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Além da consulta do título, nele é possível verificar, por exemplo, a zona eleitoral e a situação cadastral, bem como baixar a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais.
A consulta do título eleitoral pelo aplicativo é bem simples. Basta fazer o cadastro e acessar o sistema. Logo na tela inicial serão exibidas as informações necessárias:
- Nome do eleitor
- Número do título de eleitor
- Data de nascimento
- Zona eleitoral
- Seção eleitoral
- Município
- Filiação
- Código QR de validação do título
- Status da biometria eleitoral
* Atualizado em 14 de janeiro de 2022
Comentários desativados.