Como tirar 2ª via CPF

A emissão da segunda via do CPF pode parecer um processo trabalhoso. No entanto, fique sabendo que fazer isso é muito mais simples do que você imagina, independente do motivo que está te levando a solicitar uma nova via do documento. 

Como tirar 2ª via CPF

Para se ter uma ideia, desde o ano de 2011 a Receita Federal – órgão responsável pelo documento – parou de emitir os cartões azuis do CPF. 

A partir de então, portanto, para ter acesso ao documento é necessário emitir um comprovante de forma online – e isso vale também para a segunda via do CPF. 

Ao todo, existem duas maneiras diferentes de solicitar o serviço, sendo que uma é destinada às pessoas que ainda não declaram Imposto de Renda e a outra para quem já faz isso. 

Com base em todas essas informações, para saber como é possível emitir a segunda via do CPF basta continuar acompanhando este conteúdo até o final. Vamos lá? 

2ª via do CPF para quem não declara Imposto de Renda

2ª via do CPF para quem não declara Imposto de Renda

Primeiramente, você irá conferir o passo a passo completo de como emitir a segunda via do CPF destinado às pessoas que ainda não declaram Imposto de Renda. Acompanhe: 

Passo 01

A emissão da segunda via do CPF por aqueles que ainda não declaram o Imposto de Renda pode ser feita de forma rápida e prática no site da Receita Federal

Para isso, acesse o site e localize o serviço de “Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF”.

Passo 02

Feito isso, você deverá inserir os dados solicitados: número do CPF, seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número do título de eleitor. Em seguida, clique no botão “Enviar”.

Passo 03

Ao finalizar essa solicitação, você terá em tela a segunda via do CPF em formato de comprovante. Então, poderá salvá-la em seu computador ou também solicitar a impressão do documento. 

Vale ressaltar que outra opção para ter sempre em mãos o seu CPF é solicitar a atualização do seu RG. 

Contudo, para isso você precisa entrar em contato com o órgão responsável por esse serviço em seu estado e realizar o pagamento referente à emissão de uma nova guia desse documento. 

2ª via do CPF para quem declara Imposto de Renda

Por sua vez, quem declara Imposto de Renda precisa conferir o passo a passo abaixo de como tirar a segunda via do CPF:

Passo 01

Para os cidadãos que já realizam a declaração do Imposto de Renda, o local para a solicitação da segunda via do CPF é o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal).

Para entrar no sistema, vá ao site da Receita Federal e, no menu lateral, selecione o serviço “e-CAC”.

Passo 02

É importante deixar claro que o acesso a esse sistema é feito através de um código gerado pelo site. Caso seja a sua primeira vez no portal, clique no botão “Gerar código de acesso“. 

Na tela seguinte, selecione a emissão do código para pessoa física. Depois, você será redirecionado para a página de criação do código. Nela, informe os dados solicitados: CPF e data de nascimento. 

Lembre-se de confirmar o código de segurança Captcha e, por fim, clique em “Avançar”. Assim o seu código será emitido e você já poderá voltar à página de acesso do e-CAC.

Passo 03

Nesse passo você deverá realizar o seu acesso no sistema com o número do seu CPF, o código de acesso e a senha. Em seguida, clique em “Avançar” a fim de prosseguir com a solicitação.

Passo 04

Após ser redirecionado para o sistema e-CAC tudo o que você precisa fazer é clicar no menu “Cadastros”. Feito isso, selecione a opção “Comprovante de Inscrição no CPF”.

Passo 05

Assim, será gerada a sua segunda via do CPF. Então, você poderá escolher imprimir o comprovante ou apenas salvar o documento em seu dispositivo. 

Uma informação importante é que todas as vezes que você solicitar o serviço de emissão da segunda via do CPF junto ao portal e-CAC será necessário emitir um novo código de acesso. 

Esse conjunto de números é criado pelo sistema da Receita Federal para validar sua entrada no sistema de forma segura, logo, ele fica disponível para uso por apenas 24 horas após solicitado.

Contudo, como explicado anteriormente, é muito simples solicitar o seu código de acesso. Sendo assim, se necessário emitir uma segunda via do CPF outra vez, você já sabe o caminho que precisa seguir. 

Como consultar situação cadastral do CPF

Após descobrir como emitir a segunda via do CPF, tenha em mente que também é importante confirmar qual a situação cadastral do documento. 

Para isso, é necessário entrar no site da Receita Federal e seguir alguns passos simples. 

Para começar, localize o serviço de “Comprovante da Situação Cadastral do CPF”. Então, ao acessar a página, estará disponível um formulário eletrônico no qual você deverá informar o seu CPF e a data de nascimento nos locais indicados. 

Em seguida, responda corretamente o código de segurança Captcha e finalize a solicitação clicando em “Consultar”.

Por fim, você terá acesso à situação cadastral do seu CPF. Entre os resultados, é possível encontrar as seguintes situações:

  • Regular: resultado apresentado quando não há pendências registradas em seu CPF;
  • Pendente de regularização: resultado apresentado quando não há registrada no sistema a entrega de uma Declaração do Imposto de Renda dos últimos cinco anos;
  • Suspenso: resultado apresentado no caso de cadastro incompleto ou incorreto;
  • Cancelado: resultado apresentado quando o documento é desativado por motivos judiciais ou administrativos;
  • Titular Falecido: resultado apresentado quando o dono do documento foi a óbito; 
  • Nulo: resultado apresentado quando há fraude junto ao CPF.

Após fazer a consulta da situação cadastral do CPF, fique atento aos resultados, pois isso te ajudará a direcionar os procedimentos seguintes casos seja necessário regularizar sua situação e ativar novamente o seu CPF. 

É recomendado realizar essa consulta regularmente para manter seu cadastro em dia e evitar futuros problemas ao usar o seu CPF. 

Agora ficou mais fácil entender como consultar e emitir a segunda via do CPF, não é mesmo? 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *