Como consultar situação cadastral do CPF

A consulta da situação cadastral do CPF pode ser feita de maneira simples e rápida por meio do site da Receita Federal. 

Como consultar situação cadastral do CPF

Em linhas gerais, é importante saber que essa solicitação é realizada com diversos intuitos. Entre eles, a compra de imóveis, de produtos e até mesmo a liberação de crédito em bancos e o recebimento de benefícios, por exemplo. 

Logo, para manter a situação cadastral do CPF regular e ativa, é necessário ficar em dia com a Justiça Eleitoral e com as Declarações de Imposto de Renda.

Sendo assim, não deixe de conferir qual sua situação e de realizar os procedimentos necessários para mantê-la regular, se preciso. 

Para mais informações sobre como colocar em prática tudo isso, continue lendo este artigo até o final. Boa leitura!

Como saber se o CPF está regularizado?  

Como saber se o CPF está regularizado?  

Para confirmar a situação cadastral do CPF, basta fazer uma simples consulta junto à Receita Federal. 

Confira a seguir os principais passos que devem ser realizados para o serviço:

Passo 1: Para começar, acesse o portal da Receita Federal.

Passo 2: Em seguida, selecione a opção “Comprovante de situação cadastral do CPF”.

Passo 3: Depois, é só informar os dados solicitados – nesse caso são o número do seu documento e a data de nascimento. 

Passo 4: Feito isso, lembre-se de responder o Captcha de segurança e clique em “Consultar” para prosseguir.

Passo 5: Ao final do processo você terá acesso à situação cadastral do CPF. 

Após o resultado ser disponibilizado em tela, já será possível definir quais os próximos passos para validar o seu documento. As opções de resultados disponíveis são: regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado, titular falecido e nulo.

Dessa forma, para entender melhor cada situação cadastral do CPF, separamos a seguir quais são os procedimentos necessários para você regularizar sua situação. Saiba mais:

CPF Regular

Caso o resultado da consulta seja que a situação cadastral do CPF está regular, quer dizer  que o seu documento está ativo e, assim, não é preciso realizar nenhum ajuste junto à Receita Federal. 

CPF Pendente de regularização

Outra opção de resultado para a consulta da situação cadastral do CPF é a “pendente de regularização”. Nesse caso, é necessário localizar o problema de não pagamento de alguma Declaração de Imposto de Renda nos últimos cinco anos. 

Para ativar novamente o seu documento, você deve realizar alguns procedimentos junto à Receita Federal. Sendo assim, acesse o site e localize o serviço referente ao IRPF, faça a consulta de débitos em aberto e solicite um acordo para o pagamento.

Suspenso

Se o resultado da sua consulta da situação cadastral do CPF for “suspenso”, quer dizer que há algum erro nas suas informações no documento. 

Nesse caso, a ativação do seu CPF pode ser feita por meio do preenchimento de um formulário eletrônico chamado “Regularização de CPF”, que está disponível no site da Receita Federal. 

Sendo assim, é só acessá-lo, atualizar o seu cadastro e, por fim, formalizar a sua situação.

Cancelado

Em casos de documento cancelado, a motivação dessa situação cadastral do CPF pode estar relacionada a problemas judiciais ou administrativos. 

A sua resolução, por sua vez, deve ser feita junto a um advogado que poderá indicar qual o melhor procedimento para reativação do documento, se possível.

Titular Falecido

Como a própria situação já indica, esse resultado é disponibilizado em caso de óbito do titular de um determinado CPF.

Nulo

Por fim, se o seu resultado da consulta da situação cadastral do CPF resultar em “nulo”, significa que por motivos de fraude o seu documento perdeu o valor e foi inativado. 

Para solucionar esse problema, portanto, é necessário entrar em contato com um advogado e entender melhor o que aconteceu. 

Consultar Situação Cadastral do CPF pela internet  

Como explicado antes, os procedimentos para consultar a situação cadastral do CPF devem ser feitos através do portal da Receita Federal, visto que esse é o órgão responsável pela regularização do documento. 

Levando isso em consideração, basta acessar o seu site e seguir alguns passos simples. O primeiro deles é localizar o serviço de emissão de “Comprovante da Situação Cadastral do CPF”. 

Então, insira os dados nos locais indicados – o CPF e a data de nascimento –, atente-se em assinalar o código de segurança e prossiga clicando em “Consultar”.

Ao final desse processo, você terá acesso à situação cadastral do CPF. 

Consultar situação Cadastral CPF na Receita Federal 

O portal da Receita Federal oferece diversos serviços aos seus clientes, sendo que um deles é a consulta da situação cadastral do CPF. 

Falando especificamente sobre esse serviço, vale ressaltar que ele é muito importante para todos os brasileiros. Isso porque para receber alguns benefícios do governo ou até mesmo solicitar crédito em um banco é fundamental estar com o documento ativo e regularizado. 

Sendo assim, não hesite em acessar o site da Receita Federal e solicitar o serviço de consulta, tendo em mãos o número do seu CPF e a data de nascimento. 

A boa notícia é que o procedimento pode ser feito em poucos minutos e ao final você já terá acesso à situação cadastral do CPF. A partir dela, então, é possível decidir quais os próximos passos para regularizar sua documentação.

Como solicitar Cartão de CPF Azul? 

Infelizmente, o cartão azul do CPF não está mais disponível desde o ano de 2011. Devido a problemas de solicitação e fabricação desses cartões, a Receita Federal decidiu disponibilizar o comprovante do documento de forma gratuita e rápida pelo seu site. 

A partir disso, para imprimir o seu comprovante de CPF, tudo o que você precisa fazer é solicitar o serviço por meio do portal do órgão. Feito isso, após alguns minutos será disponibilizado em tela o documento. 

Outra opção para ter o seu CPF em mãos é a inserção do documento na sua cédula do RG. Para isso, confira mais informações junto ao site do órgão responsável pelo documento no seu estado.

Por fim, agora ficou claro como consultar a situação cadastral do CPF e quais são os resultados e os procedimentos indicados para a ativação do documento, não é mesmo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *