Como consultar seu CPF de graça

Consultar o CPF grátis é algo que pode ser feito rapidamente de forma online junto ao site da Receita Federal. Contudo, antes de aprender o passo a passo completo, é importante ficar por dentro de algumas informações sobre a importância desse documento.

Nesse sentido, vale ressaltar que o CPF (Cadastro de Pessoa Física) é mais do que um conjunto de números individuais e intransferíveis. 

Na verdade, ele é basicamente um documento que guarda todas as informações de um indivíduo – desde dados pessoais até informações sobre a Declaração de Imposto de Renda e a Justiça Eleitoral.

Fazer a consulta da situação cadastral desse documento, portanto, é fundamental para conferir se não há nenhuma restrição ou se o CPF está negativado, por exemplo. 

Além disso, a partir da pesquisa é possível também saber quais procedimentos seguir para ativar seu documento novamente, se for necessário.

Se você ficou curioso e deseja saber mais informações sobre como consultar o CPF grátis, continue lendo este conteúdo até o final!

Como saber se meu CPF está negativado  

como-consultar-cpf-gratis

Em linhas gerais, os procedimentos para descobrir se o seu CPF está negativado devem ser feitos junto ao órgão responsável pela produção e regularização do documento, a Receita Federal. 

Para consultar o CPF grátis, então, acompanhe a seguir o passo a passo detalhado:

Passo 1: Para começar, acesse o portal da Receita Federal.

Passo 2: Feito isso, selecione a opção “Comprovante de Situação Cadastral do CPF”.

Passo 3: Depois, é só informar os dados solicitados: o número do seu documento e a data de nascimento. 

Passo 4: Então, lembre-se de responder o Captcha de segurança e clique em “Consultar” para prosseguir.

Passo 5: Ao final do processo você terá acesso à situação cadastral do CPF. 

Como limpar meu CPF  

Após ter acesso ao resultado, fique sabendo que é possível definir quais passos devem ser realizados para limpar o seu CPF – caso seja preciso.  

As resoluções são direcionadas a partir dos resultados, sendo assim, confira a seguir quais podem ser eles, bem como as orientações para tornar o seu documento ativo novamente. 

CPF Regular

Nesse caso, não é necessário realizar nenhum procedimento, pois o seu documento se encontra ativo junto à Receita Federal. 

CPF Pendente de regularização

Por outro lado, se a situação for “pendente de regularização” será necessário solicitar o procedimento de ativação através do sistema da Receita Federal ligado à Declaração de Imposto de Renda. 

Isso porque esse resultado significa que há algum débito ativo no serviço de IRPF nos últimos cinco anos. Para solucionar, basta realizar um acordo de pagamento.

CPF Suspenso

Ao consultar o CPF grátis e o resultado aparecer como “suspenso”, quer dizer que há algum erro nas suas informações no documento. 

Sendo assim, para regularizá-lo tudo o que você precisará fazer é atualizar os seus dados junto ao site da Receita Federal. 

Para isso, preencha o formulário eletrônico chamado “Regularização de CPF”.

CPF Cancelado

Nesse caso, seu CPF está negativado por motivos judiciais ou administrativos. Logo, a solução para a sua ativação deve ser pensada com a ajuda de um advogado, se possível.

CPF Titular Falecido

Assim como o próprio nome já sugere, esse resultado indica que o titular do CPF foi a óbito.

CPF Nulo

O resultado “nulo” mostra que há problemas relacionados a fraudes no documento. A solução para essa situação deve ser orientada por meio de um advogado, assim como em casos de “cancelamento”.

Dicas para proteger seu CPF  

Logo após consultar o CPF grátis é necessário proteger o seu documento. Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas essenciais para não sofrer com problemas de fraudes ou cancelamento. Acompanhe: 

1. Saiba como guardar 

Para não ter problemas do documento chegar a mãos indesejadas, por exemplo, guarde-o sempre em local seguro. O ideal é colocá-lo na carteira e manter esse objeto sempre por perto. 

2. Em caso de roubo informe a polícia

É muito importante que em casos de roubo ou furto seja feito um boletim de ocorrência da situação. Lembre-se de informar quais documentos foram extraviados, principalmente se o CPF estiver junto. 

3. Cuidado ao informar seus dados

Antes de informar os seus dados em sites de compras, bancos e até mesmo outros tipos de aplicativos, procure saber se o local é realmente confiável. 

Evite informar ou confirmar seus dados também através de redes sociais, e-mails e ligações telefônicas, pois muitos fraudadores utilizam esses meios de contato para roubar suas informações pessoais. 

4. Desconfie de sites de consulta

Há sites online que também oferecem serviço de consultar o CPF grátis, porém não se engane, a consulta oferecida junto à Receita Federal já é gratuita e você não precisa informar seus dados a um site que não seja oficial, afinal, isso pode se tratar de fraude.

Como deu para perceber, portanto, consultar o CPF grátis junto à Receita Federal é simples e rápido!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *