Como tirar e imprimir a 2 via do CPF pela internet

O CPF ou como também pode ser chamado Cadastro de Pessoas Físicas, é um sistema de banco de dados em que a Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB faz sua administração. O sistema gera um número exclusivo para cada cidadão brasileiro, seja aquele que se inscreveu de forma voluntária ou obrigatoriamente. Nessa central de dados ficam armazenadas todas as informações do contribuinte. Vale ressaltar que nem todas as pessoas precisam ou são obrigadas a tirar o CPF, mas caso seja necessário tirar sua primeira via, você pode ir até instituições conveniadas à Receita. Esses são alguns dos locais que emitem o documento:


  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil
  • Correios

É importante se informar sobre os valores cobrados por essas instituições, pois normalmente é cobrada uma taxa de aproximadamente R$ 5,70 pela emissão da primeira via. Caso você não tenha condições de arcar com esse custo, – ou se você preferir fazer esse serviço gratuitamente – basta se dirigir a entidades públicas que possuem convênio com o Receita Federal.  Através da internet você também consegue emitir o seu CPF sem cobranças.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o CPF, vamos dar mais informações sobre o assunto, além de auxiliá-lo a tirar a segunda via do CPF. Isto porque a primeira via é fácil de conseguir, mas em casos de perda ou roubo, existem alguns procedimentos importantes a serem feitos, e nesta matéria lhe daremos algumas dicas valiosas para que você fique por dentro de tudo. Confira.

Coisas que você precisa saber antes de pedir a segunda via

segunda-via-cpf-como-tirar

É interessante que você saiba que não é feita mais a emissão do cartão azul, aquele que lembra um cartão de banco que tinha a numeração do CPF. Esse sistema mudou. Você irá andar com o Comprovante de Inscrição do CPF, o qual pode ser impresso em casa mesmo.

Essa alteração na forma de entrega ocorreu devido aos roubos realizados no momento da entrega. Anteriormente, esse cartão era enviado para sua casa através dos Correios; acabou acontecendo de muitas pessoas não receberem seu cartão do CPF, devido a roubos. Isso era visto como um grande transtorno, pois muitas pessoas faziam compras indevidas ou utilizavam o documento para outros fins.

Por esse motivo, foi repensada a forma de entregar a numeração ao cidadão. Sendo assim, agora é possível solicitar a segunda via do CPF por meio da internet. Ficou bem mais fácil para todos. Porém, é válido ressaltar que a primeira via ainda é realizada da forma descrita no início do artigo, sendo que na hora da emissão você recebe um código para fazer a impressão do documento na internet.

O que devo fazer para emitir a segunda via do CPF?

Agora vamos explicar o passo a passo para você conseguir a segunda via do seu CPF. É bom dizer que também daremos informações nos casos de perda ou roubo dessa numeração. Para recuperar o CPF, você verá que não é tão complicado como se imagina, pois não há necessidade de ir até uma entidade conveniada ou se dirigir a uma unidade da Receita Federal. Basta você fazer a impressão do comprovante de inscrição. Veja como é  simples.

1. Acesse o site da Receita Federal e clique em “CPF”;

segunda-via-cpf-site

2. Na seção de “Serviços na Internet”, clique em “Comprovante de Inscrição no CPF”;

comprovante-inscricao-cpf

3. Agora clique em “Imprimir Comprovante de Inscrição no CPF”;

imprimir-comprovante-cpf

4. Digite os seguintes dados e depois clique em “Enviar”:

  • Número do CPF
  • Nome
  • Data de Nascimento
  • Título De Eleitor

informacoes-segunda-via-cpf

É importante digitar todos os dados corretamente, caso contrário, você não conseguirá visualizar sua inscrição.

Apenas com essas informações você já consegue ter acesso ao Comprovante de Inscrição do CPF. Ele tem o mesmo efeito da segunda via do documento. Você só precisa imprimir a página e deixar na sua carteira. Quando precisar comprovar o número do seu CPF, basta apresentar o comprovante que você imprimiu no site.

E nos casos de perda ou roubo?

Nessas situações é interessante que você faça um boletim de ocorrência descrevendo sobre o fato ocorrido, pois caso você identifique alguma utilização indevida do seu número, terá um recurso para comprovar.

Além disso, o número do CPF é único, então não é possível cancelar a numeração. Sendo assim, se você tiver a numeração da sua inscrição algum lugar, isso facilitará na hora de emitir a segunda via CPF, já que você não vai precisar dos documentos citados acima. Somente com os números em mãos você consegue acessar o seu Comprovante de Inscrição do CPF.

Se você gostou das nossas dicas para tirar a segunda via do CPF, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E se você tiver alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.


   6 comentários


  1. baby
      15 de julho de 2016

    Mas gente,como eu vou colocar o CPF se eu perdi ele? Nao tem outra forma?

    • Segunda Via
        8 de agosto de 2016

      Olá.

      Você precisa saber ao menos o número do CPF para fazer a consulta.

  2. Yasmin
      24 de janeiro de 2017

    Eu não tenho titulo de eleitor ‘-‘.
    O que eu faço?

    • Segunda Via
        1 de fevereiro de 2017

      Yasmin, neste caso só é possível tirar a 2ª via se tiver título de eleitor.

  3. jessica leite dos santos
      9 de fevereiro de 2017

    Eu perdi meu titulo tem como eu fazer essa solucitaçao sem o titulo.

    • Segunda Via
        15 de fevereiro de 2017

      Jessica, não é possível fazer a solicitação sem o título.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *