Como tirar a 2 via do boleto FIES online

O FIES – Financiamento Estudantil, é um programa do governo criado em 1999 que teve como principal função substituir o antigo Programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC. A vantagem dos alunos que optam por essa iniciativa é que eles passam a receber um valor específico que o ajudam a financiar os estudos para a graduação no Ensino Superior.


O agente operador desse fundo é o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) sendo que com essa nova gestão, os juros tiveram uma redução significativa, passando para 3,4% ao ano. O financiamento beneficia principalmente as pessoas que não possuem condições financeiras para realizar esses pagamentos, e pode ser solicitado em qualquer período da universidade.

Como funciona

2-via-boleto-do-fies

O sistema do FIES funciona da seguinte maneira: se o estudante preencher todos os requisitos necessários para a solicitação do fundo, ele se compromete a realizar esses pagamentos para o FIES posteriormente. O número de parcelas varia de acordo com o valor solicitado. Na prática, funciona como um empréstimo para as pessoas que mais precisam do auxílio do programa.

Quem pode participar

O Financiamento Estudantil é disponibilizado a alunos que estiverem devidamente matriculados em instituições de ensino superior particulares, que possuam cadastro junto ao FIES e que tenham alcançado boa nota nos processos aplicados pelo Ministério da Educação. Os interessados precisam passar por um processo seletivo, sendo que atualmente é necessário informar o curso e instituição pretendida. Passadas todas essas etapas, e caso seja aprovado, o candidato precisa manter em dia os pagamentos das suas mensalidades para não correr o risco de ter o benefício cortado.

Tirar segunda via do boleto

Se você precisa fazer o pagamento da próxima parcela, mas teve o seu boleto extraviado, então você pode recorrer ao sistema do programa para tirar a 2 via do boleto do FIES pela internet. Para isso, acesse no site da Caixa Econômica Federal e realize todo o procedimento que vamos explicar a seguir:

1. Acesse o site www.caixa.gov.br/fies;

2-via-boleto-fies-caixa

2. Role a página até visualizar a opção “Serviços On-line” e clique em “Emitir 2º via”;

tirar-segunda-via-boleto-fies-caixa

3. Agora você precisa preencher os campos CPF/Número do Contrato e o código verificador e clicar em “Iniciar Operação”;

tirar-2-via-boleto-fies-caixa

4. Você será encaminhado para uma próxima tela onde poderá emitir os boletos do mês desejado.

boleto-fies-2-via

Atenção: a segunda via do boleto do FIES só pode ser emitida de segunda a sexta das 9h às 19h (exceto feriado).

Não consigo tirar a segunda via

Caso você tenha alguma dificuldade em tirar a segunda via on-line, você pode entrar em contato com Caixa através da Central de Atendimento. O número é 0800 726 0101. Se mesmo assim não for possível resolver o problema, dirija-se a qualquer agência da Caixa e procure um atendente do banco e peça para emitir a 2ª via do boleto.

Se essa informação sobre a 2 ª via do boleto do FIES foi útil para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. Caso você tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *