Como tirar a 2 via da CNH no estado de São Paulo

A segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, popularmente conhecida como CNH, é concedida para aqueles motoristas que estejam com o documento em mau estado de conservação, ou que por alguma razão não tenham mais a versão original do documento. Na maioria dos casos, os condutores solicitam a nova via por motivo de perda, roubou ou furto.

Muitas pessoas costumam confundir a segunda via com a renovação da CNH, por isso, vale a pena ressaltar que são procedimentos totalmente diferentes. A renovação é realizada somente por quem está com o documento vencido ou próximo de vencer. Já na segunda via, a CNH tem as mesmas informações e a mesma data de validade da carteira original.

Segunda via da CNH

2-via-cnh-detran-sp

Quem mora no Estado de São Paulo tem três opções para solicitar a segunda via da CNH:

  • Internet, através do site do Detran
  • Pessoalmente, através das unidades do Detran
  • Pessoalmente, através de uma unidade do Poupatempo

Segunda via da CNH pela internet

A partir de agora nós vamos explicar o passo a passo para você tirar a segunda via da CNH nas três formas descritas acima. Vamos começar pela emissão pela internet. Acompanhe até o final para esclarecer todas as dúvidas.

1. Acesse o portal do Detran de SP pelo endereço http://www.detran.sp.gov.br/

2. Você precisa fazer o login no portal com seu CPF/CNPJ e senha. Caso não tenha cadastro no site, basta apenas preencher algumas informações rápidas para se cadastrar;

segunda-via-cnh-detran

3. Após acessar seu cadastro, você deve clicar na opção “2ª via da CNH”;

2-via-cnh-detran

4. Na próxima tela, clique em “Faça pela Internet”;

2-via-cnh-detran-sp

5. Agora você precisa preencher todos os dados solicitados pelo site, incluindo o endereço de entrega. Para que o procedimento dê certo, você precisa estar com seu endereço atualizado no Detran. Após finalizar, clique em “Avançar”;

segunda-via-cnh-detran

6. Nesta etapa você precisa imprimir o boleto para pagamento da taxa do Detran. A taxa de emissão de uma nova carteira em São Paulo é de R$ 38,86, sendo que no caso do envio pelo correio, será cobrado o valor de R$ 11,00. A taxa também poderá ser paga via cartão de débito.

7. Após realizar o pagamento, basta aguardar a entrega da CNH no endereço informado ou agendar a retirada no posto do Detran mais próximo.

Se você optar por retirar o documento diretamente em uma das unidades do Detran, é preciso apresentar o protocolo do pedido e a carteira de identidade. A CNH também pode ser retirada por um procurador ou parente próximo, desde que autorizados por você.

Segunda via da CNH pelo Detran

Outra opção para tirar a segunda via da CNH é comparecer pessoalmente a um dos postos do Detran. Neste caso, você precisa apresentar a documentação a seguir para emitir o documento:

  • Comprovante de pagamento da taxa de segunda via da CNH
  • Para roubo ou furto: você precisa apresentar original e cópia simples do Boletim de Ocorrência (B.O.)
  • Para perda ou extravio: você precisa apresentar a declaração de perda preenchida (clique aqui para acessar a declaração)
  • Para mau estado de conservação: você precisa apresentar o documento original

Segunda via da CNH pelo Poupatempo

A terceira alternativa para tirar a segunda via da CNH é através dos postos do Poupatempo. Se escolher essa opção, você deve apresentar as mesmas documentações descritas acima. Veja abaixo as unidades do Poupatempo que possuem atendimento do Detran:

Araçatuba

Araraquara

Bauru

Botucatu

Campinas

  • Campinas Centro
  • Campinas Shopping

Caraguatatuba

Franca

Guarulhos

Jundiaí

Marília

Mogi da Cruzes

Osasco

Piracicaba

Presidente Prudente

Ribeirão Preto

Rio Claro

Santo André

Santos

São Bernardo do Campo

São Carlos

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

  • Cidade Ademar
  • Itaquera
  • Lapa
  • Luz
  • Santo Amaro

Sorocaba

Suzano

Taboão da Serra

Tatuí

Taubaté

O que você precisa saber

É necessário cumprir alguns requisitos obrigatórios para tirar a segunda via da CNH. Confira:

  • Ter uma habilitação válida, ou seja, ela não pode estar vencida e nem suspensa. Tudo precisa estar em ordem;
  • A habilitação precisa estar dentro da data de validade, pois caso contrário, será necessário entrar com o procedimento de renovação.
  • Não será permitido solicitar alteração nos dados cadastrados na carteira de motorista, como, por exemplo, mudança de nome ou mudança para atividade remunerada. Todos esses novos procedimentos devem ser feitos após a emissão da segunda via.

Esse foi o nosso tutorial para você aprender a tirar a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação. Se ele foi útil para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.


   2 comentários


  1. Watson
      3 de junho de 2016

    Interessante.

  2. fagna francisca da silva
      15 de novembro de 2016

    segunda via cnh