Como tirar a 2 via do passaporte na Polícia Federal

Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar brasileiros com viagens programadas para o exterior. Mas para entrar em países estrangeiros, é imprescindível apresentar o seu passaporte na alfândega. Se por acaso você já tem data marcada para a próxima aventura e teve esse documento perdido ou extraviado, saiba que tirar a segunda via do passaporte pode ser rápido e sem grandes burocracias. Neste artigo nós vamos explicar todos os procedimentos para você entender o que precisa ser feito. Acompanhe o texto até o final e confira as recomendações.


Passo a passo segunda via passaporte

2via-passaporte-como-tirar

Para retirar a segunda via do passaporte, é necessário que você preencha um formulário e faça mais alguns trâmites. Veja como funciona.

1. Preencha o formulário disponibilizado no site da Polícia Federal pelo link https://servicos.dpf.gov.br/sincreWeb/)

2. Gere a GRU (Guia de Recolhimento da União). Trata-se de um documento parecido com o boleto bancário que pode ser pago em qualquer banco até sua data de vencimento. Você também pode pagar em casas lotéricas, caixas eletrônicos e internet banking. A taxa da GRU para a segunda via do passaporte é de R$ 156,07.

3.  Após fazer o pagamento, você precisa marcar o dia e o horário do atendimento no próprio site da Polícia Federal. O local pode ser escolhido ao final do agendamento.

4. Lembre-se de levar a documentação completa, que inclui os itens a seguir:

  • GRU
  • Comprovante de pagamento
  • RG
  • CPF
  • Certidão de Nascimento (para menores de 12 anos)
  • Título de Eleitor
  • Certificado de Dispensa Militar
  • Comprovantes de votação das últimas eleições ou certificado de quitação eleitoral.

Você deve apresentar a via original de todos os documentos.

4.  Após entregar a documentação e tirar a foto, o novo passaporte pode levar até seis dias úteis para ficar pronto. Ele deve ser retirado pessoalmente no mesmo posto de atendimento, mediante apresentação de documento de identificação e assinatura de recebimento do novo passaporte.

O que você precisa saber

 – Caso o passaporte extraviado ou roubado estiver dentro do prazo de validade, o novo passaporte emitido terá uma validade de 4 anos.

– Caso o passaporte extraviado ou roubado estiver vencido, o novo documento terá validade máxima de 10 anos.

– Caso seja a segunda vez que se solicita a emissão de segunda via do passaporte, o documento será emitido com validade máxima de 2 anos.

– Caso seja a terceira vez que se solicita a emissão da segunda via do passaporte, o documento será expedido com validade máxima de 1 ano.

Para emissão de segunda via de passaporte para menores de 12 anos, além dos documentos normais de identificação do menor, deverão constar também os documentos do responsável legal, assim como será o responsável que deverá apresentar a solicitação e retirar o passaporte.

Por que você precisa ter um passaporte

O passaporte é um documento emitido pelo governo que atesta a sua nacionalidade e permite que você faça requisições de vistos e entrada em outros países. Os pedidos valem para passear como turista, para estudar, trabalhar ou até mesmo residir no exterior. Além disso, o passaporte também pode ser utilizado como um meio oficial de identificação no cruzamento entre as fronteiras. Ele também dá o direito de proteção legal ao cidadão brasileiro e garante o retorno ao país de origem.

Constam em seu passaporte sua assinatura, foto, nacionalidade, data de nascimento, nome e outras informações, como vistos e países em que você visitou. Alguns governos estão implantando a biometria em seus passaportes a fim de tornar o documento cada vez mais seguro e difícil de falsificar.

Essas foram as informações para você aprender a tirar a segunda via do passaporte. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.


   4 comentários


  1. Ester Fernandes de Lima
      1 de março de 2017

    Tem como conseguir o número de um passaporte tirado a 25 anos atras???

    • Segunda Via
        10 de abril de 2017

      Ester, você precisa ir a um posto da Polícia Federal para saber se eles podem resgatar o número para você.

  2. Taiane Silva
      21 de novembro de 2017

    Tive meu passaporte furtado.
    Posso tirar um outro sem problemas?
    Preciso pagar a mais por isso?

    • Segunda Via
        22 de dezembro de 2017

      Taiane, vai ser preciso pagar pela segunda via.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *